segunda-feira, 18 de julho de 2016

BRINCADEIRAS INSPIRADAS NO MÉTODO MONTESSARIANO

Olá!!! Em um post anterior falei sobre como montar um quarto montessoriano, hoje vou seguir nessa linha e falar um pouco mais do método e mostrar e dar dicas das brincadeiras possíveis utilizando o método.
Esse método é formado por um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados por Maria Montessori. De acordo com ela, o ponto mais importante não é o seu material e nem tanto a sua prática, mas sim a possibilidade que é criada a partir da utilização do método. Que segundo Maria é a forma de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo para assim observar, compreender e a partir dai desenvolver a educação, com base na evolução de cada criança.

Maria Montessori fala que o desenvolvimento da criança acontece em “planos de desenvolvimento”, mostrando que em cada época ou fase da vida se observa a predominância de certas características e necessidades específicas. E com isso ela traçou perfis gerais de comportamento e de possibilidade de aprendizado para cada faixa etária. Mas não esqueçam de considerar que cada criança é um individuo.
Com o método você compreende o desenvolvimento e passa a utilizar os recursos adequados para cada fase.
Agora vou citar os pilares educacionais, em outro post comento um pouco mais sobre eles. São eles:
1.      Autoeducação
2.      Educação como ciência
3.      Educação cósmica
4.      Ambiente preparado
5.      Adulto preparado
6.      Criança equilibrada
Depois desse breve resumo vamos ao que interessa no post de hoje! Vamos falar de brincadeiras!!!
Seguindo a linha do método começaram a surgir alguma atividades infantis onde o objetivo é permitir que a criança descubra e experimente coisas novas a partir do modo delas de ver o mundo.
As atividades que vou mostrar são muito fáceis de serem reproduzidas em casa, não precisa de muita coisa e, além disso, utilizamos coisas do nosso dia a dia.
Objetos pela casa: você estimula a criança a encontrar objetos que tem em casa e representam as formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo, retângulo).

Combinações: você desenha em um papel as formas geométricas, depois seu filho tem que a achar o objeto que combina com a forma e coloca-lo em cima do desenho.

Pintura: essa brincadeira é mais para bebês, você vai fazer a tinta que o bebê vai brincar com iogurte natural e corante de alimentos e deixá-lo à vontade para fazer a sua pintura em um papel.

Os tubos: é só aproveitar qualquer rolo de papelão que sobrou em casa, basta só fixar o rolo em alguma parede ou móvel e colocar uma cesta ou até mesmo um prato embaixo do rolo e deixar que a criança passe pelo rolo até o cesto objetos e bolinhas.

Frutas e legumes: você precisa imprimir ou desenhar imagens de frutas e legumes e seu filho tem que colocar em cima de cada desenho a fruta ou o legume correspondente.

As cores: monte um círculo com cores diferentes, o ideal é usar feltro, depois separe objetos com essas cores e deixe que seu filho coloque os objetos correspondentes as cores no mesmo espaço do círculo onde esta a cor do objeto.

Reconhecer as cores: você vai precisar de uma caixa de papelão e EVA, é só fazer furos em formato de quadrado na caixa e cortar quadrados de EVA de várias cores, em cada furo você pinta de uma cor e a criança tem que encaixar o quadrado de EVA no furo correspondente à cor.



Texturas: você colocara em uma bandeja vários brinquedos e seu filho vai ter que selecionar em caixas separadas os que são macios e os que são duros.

Ajuda: essa brincadeira é uma forma de mostrar e envolver a criança nos trabalhos domésticos, a minha dica é que quando for tirar as meias do varal deixe que seu filho organize os pares corretamente.

Números: essa é uma brincadeira para crianças maiores, que já estão aprendendo a contar, em pratos descartáveis coloque os números, um número em cada prato, depois disso seu filho terá que colocar em cada prato a quantidade de bolinha ou até mesmo grão de feijão correspondente ao número do prato.



Copie: em um papel você vai escrever a letra ou a forma que seu filho tem que reproduzir, em uma caixinha com areia ou até mesmo farinha, sal ou açúcar ele terá que reproduzir o que você escreveu ou desenhou.

São muitas opções de brincadeiras! Mas vou ficando por aqui! Quem tem mais brincadeira pra contar? Com o que seu filho mais gosta de brincar?
Aproveite essas dicas e crie novas brincadeiras para as crianças, mas não esqueça de me contar como foi!
Algumas imagens de outras brincadeiras.







Fonte: www.mildicasdemae.com.br; descobertadacrianca.blogspot.com; www.amaecoruja.com; malhasfakini.wordpress.com; ensinar-aprender.com.br; alegriaestrela.blogspot.com; busytoddler.com; anaspinkribbon.blogspot.com.br; www.amaecoruja.com; www.alakazoo.com.br; www.westwing.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil