segunda-feira, 20 de junho de 2016

CROMOTERAPIA

Hoje vou falar um pouquinho sobre a influência das cores em nós, a chamada cromoterapia - que pode ser definida como um tratamento que estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções por intermédio das cores. Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um chakra ou um órgão do corpo humano.

Vamos começar pela iluminação, quem já teve vontade de colocar uma luz azul, verde ou uma lâmpada mais amarela para ter a sensação de um ambiente mais acolhedor e mais aconchegante? Isso é muito comum, principalmente nos quartos dos bebês e é claro que pode ser feito! Só que para isso é necessário entender um pouco mais sobre o significado e o efeito que cada cor pode trazer ao ambiente.
Além da iluminação que foi o exemplo citado acima, você pode utilizar as “regrinhas” da cromoterapia em tudo que for colocar no ambiente, na parede, nos móveis, nos objetos, enfim, pode buscar o que cada cor tem de beneficio por todo o ambiente.

Podemos perceber como as cores influenciam no nosso dia a dia, em um dia de sol, nos sentimos mais animados e dispostos do que um dia nublado, um dia mais cinzento, que é um dia ideal para ficar em casa, ou melhor, ficar na cama. Por isso se você quer um ambiente relaxante, equilibrado e até mesmo um espaço para despertar a criatividade, siga as dicas que irei dar sobre cada cor.

Agora vou falar um pouco das cores e dar dicas de quais ambientes utilizá-las:
Amarelo: representa riqueza, lembra ouro, podemos falar que é a cor da concentração e da comunicação, estimula a espontaneidade e alegria. É indicada para ser usada em escritórios e salas de estudo.
Verde: lembra a natureza, plantas, flores e frutos, representa a família, pois está ligada a fecundidade, ao nascimento e ao ciclo da vida, estimula a criatividade e o empreendedorismo, é ideal para ambientes onde se cria projetos e sonhos, essa cor pode ser usada em todos os espaços, pois nos ajuda a buscar o equilíbrio e a harmonia das inspirações.
Azul: transmite paz, tranquilidade e harmonia, nos remete ao céu e ao mar, é uma boa cor para ser utilizada nos quartos, principalmente no da criança, na biblioteca e em espaços de meditação.
Roxo: é a cor do equilíbrio entre o amor e a sabedoria, entre a paixão e a razão, entre a mente e o espírito, consegue-se criar um ambiente espiritual onde a razão e a emoção vivam em sintonia, pessoas fortes e confiantes gostam desta cor.
Vermelho: a cor do amor, da energia e do calor, é uma cor viva pois lembra sangue que é vital e fundamental, estimula o movimento e a ação, é ideal para ativar sucesso e fama, é indicada para ser utilizada na sala de estar, copa e cozinha, e não é indicada para o quarto, pois pode causar insônia.
Rosa: é adquirido a partir da mistura do vermelho com o branco, é a cor do encontro entre o amor e a felicidade, é indicado para sala de estudo, sala de TV e também para quartos onde se deseja reavivar o relacionamento.
Branco: é a cor que transmite paz, pureza e tranquilidade, é a cor preferida das pessoas ativas e inquietas, por isso, cuidado ao usar branco em excesso, pois pode ativar a energia vital e aumentar a ansiedade, é indicada para detalhes como móveis, portas, objetos ou em espaços pequenos onde se precise dar sensação de amplitude.
Preto: é a cor mais expressiva e forte que existe, pode ter duplo significado se não for usada com moderação, podendo gerar a sensação de chique e sofisticado ou de triste e pessimista, é uma cor indicada para ser usada nos detalhes para ativar a profundidade e a sabedoria.
Cinza: é uma mistura do claro com o escuro, cor símbolo do equilíbrio, pois é a mistura do branco com o preto que são cores opostas, é indicada para o quarto ou para ambientes de relacionamento e amizade.
Essas são algumas dicas de como utilizar as cores em um ambiente e quais as energias que elas podem trazer para esse ambiente. Agora escolha a sua cor e o seu ambiente preferido e dê um toque de cor nele.


Fonte: www.tatigodoy.com.br/cromoterapiacomo-usar-as-cores/; www.westwing.com.br; www.decoralternativa.com.br; construir.arq.br; holisticocromocaio.blogspot.com; pt.wikinoticia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil