quarta-feira, 15 de junho de 2016

A ILUMINAÇÃO DO QUARTO DO BEBÊ

Quando vamos projetar o quarto do bebê não podemos deixar a iluminação, achar que ela é um mero detalhe, não é verdade, uma iluminação bem planejada pode fazer toda a diferença no ambiente que vamos proporcionar ao bebê, com a iluminação conseguimos deixar o ambiente mais aconchegante e com isso, ele terá um sono mais tranquilo.

Antes de falarmos da iluminação artificial vamos falar um pouco sobre a luz do sol, a luz do dia que em quantidades moderadas faz muito bem para a saúde do bebê. Minha dica é deixar o quarto receber iluminação natural o maior tempo possível, e para regular a intensidade dessa luz use a cortina.

Para iniciar o projeto luminotécnico é necessário ter o layout do quarto definido. Após é importante pensar no tipo ou tipos de lâmpadas e de luz e como serão distribuídas pelo ambiente.


Em relação à luz, evite lâmpadas de temperatura de cor branca, pois são estimulantes e vão ajudar a agitar o bebê.

O estímulo e o sono são essenciais para a criança, principalmente nos primeiros meses de vida e a luz indireta ajuda na criação de um ambiente mais tranquilo e acolhedor, pois vão iluminar o necessário e não vão ofuscar o rostinho do bebê. A iluminação é colocada em pontos estratégicos e não diretas para o berço ou para a cadeira de amamentação. Abajures, arandelas e spots ajudam muito a conquistar esse tipo de luz.

Se optar por uma luz central, opte por pendentes e também pelo dimmer, que é um aparelho que regula a intensidade da luz. A instalação do dimmer é fácil e ajuda muito as mamães, que regulam a intensidade iluminação de acordo com a necessidade.

No trocador é necessária uma boa iluminação, essa luz pode ser embutida, pode ser um abajur ou até mesmo uma luz mais direta. Podemos também destacar os detalhes decorativos, os nichos e também para criação de efeitos, como um painel de MDF com furos para possibilitar a passagem de luz.

Agora vou falar um pouco dos tipos de lâmpadas. As halógenas são muito utilizadas, pois geram um efeito muito agradável, mas tem um problema, elas esquentam e dependendo do tempo que ficarem acessas podem afetar a temperatura do ambiente ou até mesmo danificar algum tecido.

A fibra ótica é uma das opções mais utilizadas para criar efeitos e chamar a atenção do bebê, um dos efeitos que podemos criar é o de céu estrelado. Outra alternativa são as fitas de LED RGB, que proporcionam a mudança de cor no ambiente de acordo com o gosto e a necessidade. Essa tecnologia pode ser empregada na cromoterapia (vou falar sobre cromoterapia no próximo post).
As lâmpadas de LED estão se tornando as mais utilizadas e é a mais adequada, pois não emitem raio ultravioleta nem mercúrio, além de ter vida útil longa, baixo consumo e permitir a dimerização.
Mas como o tempo passa e o bebê cresce o espaço de dormir ganha outra atribuição, o de brincar e depois o de estudar e para isso não é necessário que se faça outro quarto, um novo projeto, é possível manter o mesmo projeto luminotécnico a fazer poucas alterações. Ou até nenhuma alteração caso o layout do quarto permaneça o mesmo e só ocorra a troca do berço pela cama. O dimmer é um ótimo aliado, ele permite controlar a intensidade da luz de acordo com as necessidades, se é hora de brincar, uma luz mais forte, se esta chegando a hora de dormir é só diminuir a intensidade da luz pelo interruptor.
No geral, a iluminação depende muito do projeto de interiores, pois é através dele que vamos criar os pontos de iluminação, as sancas, a iluminação com efeito, a iluminação em objetos e até mesmo o uso das fitas de LED RGB.


Fonte: soloinfantil.com; www.golden.blog.br; dcarquitetura.com.br; casasconstruidasedecoradas.net; bbel.uol.com.br; www.modafeminina.com; dicasa9va.blogspot.com; noticias.bol.uol.com.br; tulipababy.wordpress.com; 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil