sexta-feira, 24 de junho de 2016

O QUE A DOULA FAZ?

Vou falar um pouco sobre o que a doula faz antes, durante e após o parto. Já começo falando que doula NÃO faz parto, ela simplesmente apoia, dá segurança e oferece ajuda a mulher.
Então vamos lá! Durante a gestação a doula se aproxima da mulher através do encontro ou dos encontros e oferece acolhimento, apoio, suporte emocional e encorajamento. Se a mulher se interessar a doula pode ajudar na organização do chá de bebê e principalmente no chá de bênçãos. Através de conversas e indicações de leitura a doula passa informações sobre médicos, enfermeiras obstétricas, procedimentos hospitalares, parto, pós-parto e amamentação, ajuda na elaboração do plano de parto e o que mais for necessário. O objetivo desse encontro entre doula e mulher é buscar entender quais são os medos, os sonhos em relação à hora de dar a luz.


Já durante o trabalho de parto, o papel da doula é organizar o ambiente onde vai ser o parto deixando-o acolhedor e tranquilo. Ela faz a ponte entre a mulher e a família, muitas vezes pedindo para um familiar que esteja mais nervoso dar uma volta, mudar de ambiente, aliando a tensão do espaço. E também distribuir as funções para que todos que estão no ambiente e quiserem, possam participar do parto. Além disso, a doula oferece apoio físico, sugerindo posições, movimentações, banhos, massagens, técnicas de respiração que vão ajudar a aliviar a dor.

Depois do parto, se for do interesse e da necessidade da mulher, a doula ajuda a mãe na amamentação e também na adaptação a nova rotina, principalmente porque os hormônios ficam bastante alterados e o estado de humor da mulher varia muito, é o conhecido puerpério (falo mais sobre esse assunto em um novo post).

Espero que com esse pequeno resumo você consiga entender o que uma doula faz!

Fonte: www.despertardoparto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil