quinta-feira, 2 de junho de 2016

O CURSO

Hoje vou contar pra você sobre como foi a minha nova experiência!
Como já disse em um post anterior, fiz o curso de DOULA, foi uma experiência incrível e despertou muitas coisas em mim, por isso resolvi contar um pouco mais pra vocês.
Essa também é uma forma de agradecer as mulheres maravilhosas que dispuseram de um tempo do dia delas para nos ensinar e nos fazer compreender a força que todas nós MULHERES temos e que na maioria das vezes deixamos ela escondida e esquecida.
Bom, vamos lá! A primeira atividade do primeiro dia de curso foi para conhecermos melhor cada mulher que ali estávamos, éramos trinta mulheres em busca de um ideal, mulheres de vários locais e aí se deu o início de uma grande união, como a maioria disse, uma irmandade!

Logo após essa dinâmica, a Rebeca Charchar, doula, educadora perinatal e coordenadora do Ishtar – Espaço para Gestantes em Divinópolis apresentou de forma geral o que seria abordado no curso. E um dos assuntos abordados foi: QUEM SÃO AS DOULAS, que como já foi comentado em outro post, a palavra “doula” vem do grego “mulher que serve” e mostrou que pesquisas têm concluído que a atuação da doula no parto traz muitas vantagens, uma delas é a diminuição da duração do trabalho de parto.
Nesse mesmo dia, a enfermeira obstétrica Míriam Rêgo explicou sobre a fisiologia do corpo feminino, mostrou as transformações durante a gestação e o que acontece no corpo da mulher durante o trabalho de parto.
No dia seguinte iniciamos o curso com a psicoterapeuta Flavia Penido, que abordou um tema que mexe com todos: dor, perda e luto. E mostrou que devemos nos preparar para termos muita sensibilidade, afeto e amor ao depararmos com temos como esses.
Já a doula Helena Villas Bôas falou sobre o papel da doula no parto e mostrou posturas e comportamentos que devemos ter, além do que deve ter na bolsa de uma doula.
O próximo dia iniciou com a fala da também doula Carolina Giovannini, que nos mostrou formas de auxiliar a parturiente durante o trabalho de parto, quais objetos podemos usar, como a bola de pilates e o que pode aliviar as tensões. Mais tarde, a médica obstétrica Marina Neves, explicou sobre a equipe multidisciplinar, que normalmente é formada pela doula, o acompanhante (normalmente o pai da criança), os enfermeiros e os médicos.
Para finalizar, o último dia iniciou com a fala da doula e coordenadora do Ishtar - Espaço para Gestantes em Belo Horizonte, Pollyana do Amaral, que falou sobre ativismos e ética. Após sua fala, a Rebeca abordou o tema pós-parto e amamentação. E pra fechar com chave de ouro a terapeuta holística Dani Cuccia nos trouxe grandes ensinamentos e nos ensinou a fazer um chá de bênçãos para a gestante.

O curso foi maravilhoso! Foi muito proveitoso e trouxe grandes ensinamentos. Fez-me buscar, no meu intimo a minha essência de mulher e querer retribuir a todas as mulheres essa vibração de união e amor. Com o curso tive a certeza de que posso ser feliz e segura comigo mesma e poder transmitir todos esses sentimentos e experiências para as gestantes antes, durante e depois do parto. A palavra que resume tudo é GRATIDÃO!

Esse é um resumo sobre o Curso de Formação de Doulas.










Ishtar – Espaço para Gestantes: https://www.facebook.com/espacoishtar/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil