quarta-feira, 8 de junho de 2016

PARTO DOMICILIAR

Vamos falar um pouquinho sobre o parto domiciliar? Não sei se todos sabem, mas moro em Belo Horizonte e aqui temos o prazer de contar com o Hospital Sofia Feldmam, um hospital público, mas diferente das estatísticas, uma grande instituição, onde sua missão é “Desenvolver ações de atenção integral à saúde da comunidade, em especial da mulher e da criança, em nível ambulatorial e hospitalar com qualidade, resolutividade, acolhedores e vinculantes, de forma universal, visando impactar nos indicadores de saúde deste grupo.” O hospital além de ter a maternidade conta também com uma casa de parto, onde são realizados os partos naturais, sem intervenções e também equipes que vão até a sua casa e realizam o parto domiciliar.

O parto domiciliar ainda não é tão frequente no nosso país, mas como é feito em um ambiente conhecido e agradável para a mulher traz vantagens, pois se torna mais confortável e dá mais segurança a gestante que se prepara para esse momento, pois ela se torna a protagonista. Mas em outros países, como por exemplo, na Holanda, os partos domiciliares são cerca de 40% dentro do Sistema de Saúde.
Ainda existem muitos mitos, medos e receio de que ocorram intercorrências e a ajuda não seja possível ou muito demorada, por isso, vou falar como é feito o parto domiciliar. Vamos lá! Ele acontece na casa da gestante e pode ser acompanhado pelos familiares ou pessoas que a mulher queria ao seu redor durante o trabalho de parto. É importante ressaltar, que o ambiente deve ser tranquilo, acolhedor e muito apoiador, para que a gestante se sinta confortável e segura.

É necessário que o pré-natal seja bem acompanhado, geralmente esse acompanhamento é feito por enfermeiras obstétricas, parteiras (obstetrizes) e doulas. Os médicos obstetras também podem participar, mas não é tão comum. Antes do parto a gestante elabora o seu plano de parto, onde é colocado tudo que ela deseja e o que não deseja durante o seu trabalho de parto (vou falar sobre isso em outro post). Durante o trabalho de parto, esses profissionais vão ajudar a parturiente a lidar com as contrações, com a dor e com a espera pela tão sonhada chegada do bebê. Para realizar essas atividades são feitas massagens, relaxamentos, banhos, alongamentos, caminhadas, tudo o puder ajudar, como prepara o ambiente de acordo com o gosto da gestante, colocando cheiros, sons, preparando a alimentação e oferecendo água. Durante o nascimento a mulher tem total liberdade de escolher a melhor posição, o melhor lugar, sem deixar de ter o suporte de todos a sua volta. Após o nascimento o bebê vai para os braços da mãe e após o tempo deles é realizado pelos profissionais a pesagem, medição e tudo o que for necessário no bebê e também todo amparo e avaliação do estado de saúde da mãe.

Sei que vão me perguntar: E se tiver alguma emergência? As equipes de profissionais que atendem partos domiciliares estão capacitadas para esse atendimento. Elas têm os materiais necessários para esse atendimento, como por exemplo, material de sutura, cateter de punção nervosa, cilindro de oxigênio, entre outros. Além disso, para se realizar um parto em casa, a condição primordial é a de que haja uma maternidade de referência a uma distância mínima de trinta minutos da residência. Isso é necessário para o caso de transferência da parturiente para a maternidade.
E ai, quem já teve ou pretende ter um parto domiciliar?

Antes de tomar qualquer decisão é importante verificar e respeitar as indicações e ausência de riscos gestacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil