quarta-feira, 27 de julho de 2016

COMO COMBINAR AS CORES

Hoje vou falar um pouco sobre a composição das cores em um ambiente. Vou mostrar como combinar as cores para deixar o quarto, o espaço de brincar e todos os ambientes mais aconchegantes e divertidos!
As cores fazem parte do nosso dia a dia, elas estão presentes em tudo! E nos inspiram a todo instante, como por exemplo, na natureza. Na decoração podemos falar que temos um “mundo de cor”, mas nem sempre conseguimos escolher as tonalidades que queremos utilizar para pintar e decorar o ambiente. Antes de qualquer coisa é necessário considerarmos o gosto de cada um, o tipo de ambiente e até mesmo pesquisar um pouco sobre o significado de cada cor.
Vamos entender um pouco mais sobre o círculo cromático para daí entendermos um pouco mais sobre como combinar as cores!
O círculo é formado pelas cores primárias, cores secundárias e cores terciárias, como mostrado na imagem abaixo.

As cores primárias são as que dão origem a todas as outras cores. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. 
  
Já as cores secundárias surgem da mistura de duas cores primárias, por exemplo, a mistura da cor amarela com a cor azul surge à cor verde, a mistura da cor vermelha com a cor amarela surge à cor laranja e a mistura da cor azul com a cor vermelha surge à cor roxa (violeta). 
  
E as cores terciárias surgem da mistura das cores primárias e cores secundárias, como por exemplo, a cor turquesa é a mistura da cor azul com a cor verde, a cor verde limão é a mistura da cor amarela com a cor verde, a cor vermelho arroxeado (encarnada) é a mistura da cor vermelha com a cor roxa, a cor vermelho alaranjado é a mistura da cor vermelha com a cor laranja, a cor azul arroxeado é a mistura da cor azul com a cor roxa e a cor amarelo alaranjado é a mistura da cor amarela com a cor laranja.
  




Também temos as cores neutras que são o preto, o branco e o cinza. As outras cores quando são misturadas as cores neutras e perdem o seu colorido, também são chamadas de cores neutras, como por exemplo, o marrom e o bege.

Agora vou falar como essas cores se relacionam. Todas as cores do círculo cromático relacionam-se. A primeira relação é chamada de cores complementares, são as cores que no círculo encontram-se de lados opostos, como o verde e o vermelho ou o azul e o laranja. Essas cores geram uma boa combinação, pois produzem um realce visual agradável. 
A segunda relação é chamada de cores harmoniosas, são as cores que no círculo estão entre as cores primárias, como por exemplo, o azul arroxeado, o roxo (violeta) e o vermelho arroxeado (encarnada). Essas cores o próprio nome já diz, harmonizam entre si, pois embora sejam tonalidades diferentes, pertence à mesma família. Mas é necessário cuidado ao combiná-las.

Vocês já devem ter ouvido falar em cores quentes e cores frias. No círculo cromático podemos falar que metade é considerada cores mais quentes (vermelho, laranja e amarelo) e a outra metade cores frias (roxo, azul e verde). Isso é perfeito para atingir o tão desejado equilíbrio das cores. Vou mostrar com um exemplo que acho que fica mais fácil de entender. Se a sua composição de cores estiver concentrada nas tonalidades de azul, você pode aquecê-la usando sua cor complementar, o laranja.

Ao fazer sua composição de cores é possível obter vários efeitos cromáticos. Vou destacar alguns: a monocromia, que é a variação do tom de uma única cor, essa variação vai de um tom claro para um tom escuro.

Outro efeito é chamado de tonalidade, que é a variação do tom da cor, que é gerada a partir de um processo de escala ou de dégradé. 
A policromia acontece em uma composição com mais de três cores organizadas separadamente. 
E por ultimo matiz, que é a característica que define e distingue uma cor, por exemplo, vermelho é um matiz e para alterar a cor vermelha acrescenta-se outro matiz.

Sei que o assunto é bem mais técnico do que prático, mas quero mostrar para vocês que é preciso ter uma noção da técnica para conseguir criar uma composição de cores agradável e que não torne o ambiente um espaço onde ninguém consiga permanecer muito tempo.
Aqui vou deixar um círculo cromático mais detalhado.
E aí, gostaram?

Fonte: http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/; itmae.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil