quarta-feira, 18 de maio de 2016

O ARTESANATO NA DECORAÇÃO

Hoje vou falar de um pouco sobre o artesanato, sobre a integração entre ele e a arquitetura de interiores (decoração) e mostrar que com criatividade e dedicação você consegue criar objetos para compor a decoração da sua casa.
Então vamos lá! Vou começar falando sobre o que é o artesanato? É a arte e a técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por um artesão, utilizando ferramentas simples e produzindo em pequena escala.
Não se compara um produto produzido por um artesão com um produto industrializado, pois o produto artesanal possui uma identidade muito forte, tem características únicas, é um produto da cultura popular de cada região e está ligado a sustentabilidade, pois estimula a utilização de materiais disponíveis na região, a reciclagem e também a criatividade e o modo de vida de uma pessoa ou até mesmo da sua família, pois normalmente é uma tradição que passa de pais para filhos. Nenhuma peça é 100% igual à outra.
Cada vez mais o artesanato vem ganhando espaço na decoração. Com as peças é possível trazer personalidade, estilo e até mesmo vida a um ambiente. O objeto pode ser utilizado junto com outras peças e também em destaque.
Conseguimos perceber que devido a grande preocupação com o sustentável e com a qualidade de vida, fica claro o porquê do aumento da utilização de peças feitas por artesãos na arquitetura, pois resgata a ideia da criatividade através da reciclagem e da reinvenção de usos, utiliza-se matéria prima nativa, abundante naquela região e traz para o ambiente traços da cultura popular.
As cores, texturas e componentes de um objeto ou móvel feito por um artesão trazem calor, carisma e aconchego para o ambiente. E agora vou falar um pouco sobre isso!
O patchwork, onde a tradução é trabalho com retalhos, é muito utilizado para colchas e também almofadas, mas podemos utilizar para fazer uma cabeceira, a moldura de um espelho ou até mesmo para cobrir um móvel. Todos podem criar uma peça com essa técnica, não precisa nem saber costurar, pois hoje temos colas de tecido muito boas e até mesmo a cola branca pode ser utilizada no caso do espelho ou do móvel.

Com tecidos podemos criar muitas peças para a decoração, além das já citadas acima, podemos fazer souplat para decorar a mesa de jantar no dia a dia ou até mesmo em ocasiões especiais e seguindo no mesmo estilo, criar quadros/painéis para as paredes ou até mesmo revestir a parede toda.
O mesmo pode ser feito com fibras, rendas, cestas, adesivos, pinturas, enfim, tudo pode ser criado e transformado, basta querer e ser criativo!
Para finalizar vou falar de uma peça que fiz para minha casa. É uma luminária pendente. Para fazer a peça foi necessário balão japonês, que encontrei em lojas de festas, renda, linha para fazer uma “flor” com a renda, cola quente e um kit para luminária (soquete, fio e canopla). Depois de comprar todo o material é só usar a sua criatividade!

Fonte: decoracion2.com, www.muitochique.com, artesanatoehumordemulher.wordpress.com, blog.decoradornet.com.br, chouchoupetit.blogspot.com, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil