quarta-feira, 11 de maio de 2016

O PROJETO

Hoje vou tentar explicar um pouco sobre as etapas de desenvolvimento de um projeto de arquitetura. O projeto não é apenas um desenho, que se faz em alguns minutos ou na primeira conversa com um cliente, o seu desenvolvimento é constituído de pelo menos cinco etapas, e não só o projeto arquitetônico é desenvolvido dessa maneira, mas todos!
A primeira etapa, conhecida como LEVANTAMENTO já começa a ser desenvolvida desde o primeiro contato entre arquiteto e cliente. É onde se faz um levantamento minucioso de todos os aspectos necessários para a elaboração do projeto e para o entendimento do ambiente e das necessidades das pessoas, buscando observar o objetivo da construção ou reforma, os recursos disponíveis para execução da obra, o padrão da construção, as atividades que serão desenvolvidas pelo ambiente ou edificação, a quantidade de pessoas que irão utilizar o espaço, os móveis e equipamentos necessários para o adequado funcionamento do espaço, além de verificar se o terreno tem escritura atualizada, levantamento topográfico, a insolação, a ventilação, a vizinhança e os equipamentos urbanos, infraestrutura e a legislação da prefeitura ou órgão competente.
Após essa etapa, a próxima é conhecida como ESTUDO PRELIMINAR, é onde é elaborado o conceito inicial, o programa de necessidades, é onde são elaborados os primeiros desenhos, ou melhor, as primeiras plantas e elevações do projeto. Essa etapa pode ser apresentada para o cliente com plantas coloridas, com mobiliário e ser acompanhadas de perspectivas, os famosos 3Ds. Pode ser apresentado também mais de uma opção para o mesmo local ou ambiente, cabendo ao cliente escolher a que mais o agradar, se nenhuma opção for aprovada pelo cliente, podem ser realizadas novas opções ou adequar uma opção anterior. As estruturas e fundações podem ser definidas nessa etapa.
A próxima etapa é a do PROJETO LEGAL ou PROJETO BÁSICO que é um avanço da opção escolhida pelo cliente na etapa anterior. São definidas as plantas, os cortes, as fachadas, a localização da edificação no terreno, enfim, todo o projeto e suas áreas, dimensões e todas as informações necessárias para se obter a licença de construção junto ao órgão competente, prefeituras.
Outra etapa é o ANTEPROJETO que é quando são elaboradas as plantas e demais desenhos necessários para que os projetistas (estrutural, elétrico, hidráulico, instaladores e demais) possam desenvolver seus projetos.
Essa etapa é uma das mais importantes, ela é conhecida como PROJETO EXECUTUVO, pois é nela que são verificados todos os projetos e é realizada a compatibilização de todos os eles, é onde são compatibilizadas as possíveis divergências entre a estrutura, as instalações e a arquitetura. Os desenhos dessa etapa (planta, corte, elevação e demais) devem apresentar o maior número possível de informação, como por exemplo, os acabamentos, evitando dúvidas, pois é esse projeto que é encaminhado para a obra.
Por fim temos o DETALHAMENTO que nem sempre encontra-se nas etapas do projeto, mas é uma etapa muito importante, pois como o próprio nome diz, é onde são desenvolvidas plantas, cortes ou até mesmo um caderno com desenhos indicando como serão realizadas as instalações dos acabamentos e todos os detalhes necessários para o melhor desenvolvimento da obra.

Bom, essas são as etapas de um projeto e é a existência ou não de alguma dessas etapas ou de algum desses itens de cada etapa que normalmente interferem no custo financeiro do projeto.

Essas etapas são para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, paisagístico ou de interiores, mas nem todas as etapas são necessárias em todos os processos, por isso, antes de iniciar qualquer projeto converse com o arquiteto e pergunte sobre a necessidade ou não dessas etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil