terça-feira, 10 de maio de 2016

PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO VALE A PENA - ATIVIDADES E ATRIBUIÇÕES DE UM ARQUITETO


Não é supérfluo a contratação de arquiteto, é preciso entender que ela é necessária para a valorização do ambiente ou da edificação como também a racionalização e o melhor desenvolvimento e funcionalidade de espaços e assim direcionar e conquistar o menor custo.
Quando se tem um projeto bem dimensionado e resolvido se conquista maior conforto, bem estar, satisfação e menor desperdício, gerando menor investimento e maior retorno financeiro, se esse for o objetivo.
Dentre as atribuições dos arquitetos, a maior não é a elaboração de projetos, nem decoração, nem tão pouco soluções que vão ser consideradas no final da obra, como a escolha de cores e texturas e sim a participação e elaboração do projeto desde o início, a partir da primeira ideia, que pode ser colocada apenas em um rascunho para ser desenvolvida e daí criar o projeto arquitetônico (plantas, cortes, fachadas), a locação da edificação no espaço e assim a definição de áreas internas e externas, para desenvolvimento do projeto paisagístico e o projeto de interiores e também os detalhamento, como por exemplo, o projeto de móveis, a definição de acabamentos (pisos, revestimentos, louças, metais).
Hoje o arquiteto tem suas atividades e atribuições sujeitas a normas e leis elaboradas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, e segundo a Resolução no 51, tem atividades que só podem ser desenvolvidas por esse especialista. Vou citar algumas para você:
– projeto arquitetônico de edificação ou de reforma
– relatório técnico referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação
– projeto urbanístico e de parcelamento do solo mediante loteamento
– projeto de sistema viário urbano
– coordenação de equipes de planejamento urbano ou de regularização fundiária
– projeto de arquitetura de interiores
– projeto de arquitetura paisagística
– direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico
– projetos de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano

Mas vamos falar um pouco mais sobre os mitos que ainda existem, como o de que para se contratar um arquiteto o custo é alto, pois é considerado glamoroso, chique, é um status. Essa não é a realidade, não precisa ter medo, pode solicitar seu orçamento, pois os valores dos honorários desse profissional são proporcionais aos valores e expectativas de investimento do cliente. Depende do tempo em que será dedicado ao desenvolvimento do projeto e até mesmo do tipo de serviço que será desenvolvido, já que o arquiteto tem uma ampla área de atuação.
Uma das suas áreas de atuação é a administração da obra, que se for solicitada pode ser realizada pelo arquiteto. E para o desenvolvimento desse serviço caberá ao profissional o desenvolvimento de cronograma de execução, orçamentos de materiais e mão de obra, pagamentos, contratações e fiscalizações.
O arquiteto deve ser o primeiro profissional procurado pelo cliente e deve estar presente até o final da obra. Pois hoje o que se espera é que esse profissional transforme, encante e conquiste o cliente ao apresentar o produto final que teve inicio na primeira ideia e que se tornou um projeto capaz de influenciar pessoas, comportamentos, conceitos e até mesmo mudar o modo de vida.
Ao conceber o projeto o arquiteto busca modificar a realidade dos espaços de maneira emocional e racional e assim modifica também os usuários, pois vão agir, sentir, vivenciar e criar o espaço de acordo com suas expectativas e necessidades. O espaço passa a ser mais agradável, acolhedor, passa a ser seu. O sonho, a imaginação se transforma em realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil